quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Dispositivo que detecta tiros pode chegar ao Rio

Uma das estratégias que ajudou 45 cidades norte-americanas a diminuir a incidência de balas perdidas, está chegando ao Brasil. Até o fim do ano, três capitais começarão a utilizar os recursos do ShotSpotter, um equipamento que detecta barulhos de tiros

e é capaz de definir, com precisão, o local onde foi feito o disparo. Representantes de três cidades brasileiras chegaram a ir aos Estados Unidos para ver de perto o funcionamento do aparelho. Apesar de afirmar que conhece o produto, a secretaria de Segurança Pública do Rio informou que não há previsão de aquisição.

O equipamento é formado por sensores, instalados em locais escolhidos de acordo com a necessidade de monitoramento. A vibração sonora provocada pelo disparo é captada pelo sensor, que tem alcance de até três quilômetros. As informações são enviadas para a central de monitoramento em até nove segundos. O dispositivo é capaz de distinguir, além do local, quantos tiros foram disparados e de quais calibres. Depois de informada, a central pode repassar a informação aos policiais ou serviço de emergência através de celulares, computadores ou rádios.

Para o representante do equipamento no Brasil, o empresário Roberto Motta, muito mais que detectar tiroteios, o aparelho poderá ajudar no socorro de vítimas. "A aplicação será para salvar vidas, tanto da população quanto de policiais. Chegar rapidamente a um local de tiro, pode decidir entre a vida e a morte da vítima. É isso que a gente precisa", afirma o empresário, que conheceu o equipamento nos Estados Unidos há dois anos. "Temos informações de que em algumas cidades americanas que usam o sistema, as autoridades constataram uma redução na violência", ressaltou Roberto, informando que o custo seria cinco vezes menor que de um sistema de câmeras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro companheiro(a),Este espaço é democrático e com o intuito de ajudar a cada uma de seus participantes,sobre informação e conhecimento.Por isso devemos respeitar a opinião de cada um aqui postada.