sábado, 3 de outubro de 2009

A PM está mudando

O serviço público, de um modo geral, sempre foi péssimo e, em muitas organizações, continua sendo. Práticas anacrônicas e resistência a mudanças, além de outras atitudes, como a indevida ingerência política, impedem que as instituições de Segurança Pública avancem e acompanhem a dinâmica do mundo moderno, ficando quase sempre na retaguarda do desenvolvimento. Por outro lado, quando se utilizam de novas tecnologias, novos conceitos administrativos, não atingem o objetivo desejado. Já foi dito aqui, por mais de um leitor, que se a PM fosse uma empresa pública já teria falido, pois seu custo é alto e o resultado deixa a desejar.

Felizmente e para nossa alegria, há muita mudança em andamento. Copiando a excelente iniciativa do general Francisco Albuquerque, que implantou no Exército Brasileiro os conceitos de gestão corporativa, a PM vêm obtendo bons resultados. Não há mais como ignorar os sistemas administrativos utilizados pelas empresas privadas, continuando a trabalhar da mesma forma que no século passado. Sustentabilidade, trabalho em equipe, definição de metas, comunicação interna, motivação, valorização pessoal, colocação de desafios, premiação aos melhores e análise de custos são apenas alguns dos conceitos corporativos implementados pela PM, os quais, certamente, darão à instituição, em pouco tempo, o seu merecido reconhecimento pela sociedade.

Ignorar ou retardar tais mudanças equivale a destruir lentamente organizações centenárias, ganhando um lugar permanente no limbo da História. Outro avanço da PM é a aceitação das novas maneiras de interagir com a sociedade, através da Internet, como o Twitter e blogs, além de um programa semanal informativo por canal a cabo. Bom, estou falando da Policia Militar de São Paulo, cujo comandante, coronel Álvaro Camilo, explicou em entrevista a CBN o andamento das mudanças. Minha sugestão aos responsáveis pelo comando não só das PMs do Brasil, mas também das demais organizações de segurança pública: Procurem mais detalhes sobre esta verdadeira revolução administrativa que está acontecendo em São Paulo, e a copiem o quanto antes, pois o tempo é curto e a História não perdoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro companheiro(a),Este espaço é democrático e com o intuito de ajudar a cada uma de seus participantes,sobre informação e conhecimento.Por isso devemos respeitar a opinião de cada um aqui postada.