domingo, 30 de agosto de 2009

Este merece Promoção por Bravura.


PMs sob fogo cruzado na Zona Norte do Rio

Em Thomaz Coelho, cinco policiais do 9º BPM saíram feridos durante confronto com 100 bandidos. Em Manguinhos, dois carros do 22º BPM foram encurralados por 30 criminosos

Rio - Encurralados, sob fogo cruzado, policiais militares foram alvo de criminosos ontem em Thomaz Coelho, durante tentativa de invasão ao Morro do Juramento, e em Manguinhos, em perseguição a um táxi onde estava um traficante.

No primeiro caso, cinco policiais do 9º BPM (Rocha Miranda) ficaram feridos; no segundo, dois carros do 22º BPM (Maré) foram cercados na Avenida Dom Hélder Câmara.

Em Thomaz Coelho, Telmo da Costa Lima foi atingido na cabeça, Valdecir Cordeiro de Jesus levou um tiro no pé, Alessandro Alves de Melo foi atingido de raspão na mão e na cabeça, Luciano Lopes de Oliveira baleado nas nádegas e Gustavo Ribeiro Meireles levou tiro de fuzil na boca.

Eles integravam um grupo que fazia ronda e interceptou um caminhão que estaria transportando cerca de 100 bandidos armados para o Morro do Juramento. O tiroteio foi intenso e as equipes de socorro não conseguiam chegar ao local onde estavam os feridos.

Os cinco policiais foram socorridos por um colega que estava de folga, passava pelo local e usou o próprio carro, que é blindado, para furar o cerco.

O comandante do 9º BPM (Rocha Miranda), tenente-coronel Edvaldo Camilo, disse que o ataque foi comandado por traficantes da Vila Cruzeiro. Segundo o coronel, há 10 dias a polícia recebeu informações de que um grupo bandido estaria se preparando para invadir a comunidade, que é dominada por traficantes rivais. Mas o confronto com os policiais frustrou o plano deles.

Os invasores estavam com roupas pretas e usaram a passarela de acesso à estação do metrô em Thomaz Coelho para atirar contra os soldados. Moradores disseram que havia oito corpos na favela, mas a polícia não encontrou nenhum.

Em Manguinhos, policiais foram encurralados por 30 homens quando perseguiam o táxi onde estavam Clever Henrique da Conceição Jaster, o Rick, a mulher e três crianças. Rick desceu do táxi atirando.

Um dos carros da PM teve pneus furados, a lataria atingida e os vidros estilhaçados. Foram 40 minutos de tiroteio até a chegada do carro blindado para resgatar os policiais.

Rick foi preso em maio deste ano em uma operação da Polícia Civil portando um fuzil G3 com luneta, mas há dois meses a Justiça o liberou.

Moradores rezaram pelos policiais

No fim da tarde, um novo tiroteio voltou a assustar vizinhos do Morro do Juramento. A circulação do Metrô foi interrompida entre as estações Tomás Coelho e Pavuna por 12 minutos, até 17h53.

O confronto entre policiais e traficantes deixou em pânico moradores do Morro do Juramento e da Avenida Martin Luther King. “Acordei com os tiros e os gritos dos PMs. Estavam apavorados! Pelo rádio pediam pelo amor de Deus que os ajudassem. Fiquei emocionada e comecei a rezar por eles”, contou uma mulher que mora a poucos metros do local do ataque.

“Nunca tinha visto tanto bandido junto. Da passarela do Metrô não paravam de atirar contra os policiais, que só faziam pedir socorro. Foi a maior covardia que já vi”, destacou outro morador que não quis se identificar.

BLINDADO PARTICULAR

Cabo usou seu carro como escudo

Sensibilizado com a situação dos companheiros de farda que estavam feridos e encurralados pelos bandidos, o cabo PM Mauro Silva Mendes, do 25º BPM (Cabo Frio), não hesitou em arriscar a vida para salvá-los. Após ser informado da situação por policiais que aguardavam a chegada do ‘caveirão’ para fazer o resgate, ele usou o próprio carro, um Mitsubishi Pajero blindado, para chegar até os PMs.

“Não poderia ter feito diferente. Também sou policial e sei como é estar nessa situação. Amanhã pode ser eu que vou estar encurralado precisando de ajuda”, minimizou Mendes, que chegou a atravessar o veículo na pista para servir de escudo e resgatar os policiais.

Como prêmio pela coragem que salvou a vida dos PMs, o cabo Mendes poderá ser promovido por ato de bravura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro companheiro(a),Este espaço é democrático e com o intuito de ajudar a cada uma de seus participantes,sobre informação e conhecimento.Por isso devemos respeitar a opinião de cada um aqui postada.