sexta-feira, 30 de julho de 2010

PM que matou homem que segurava furadeira é denunciado por homicídio doloso

Rio - A Promotora de Justiça Vera Regina de Almeida, da 1ª Central de Inquéritos, denunciou, nesta sexta-feira, por homicídio doloso, o PM Leonardo Albarello, em maio, durante operação policial no Andaraí, atirou contra Hélio Barreira Ribeiro que, no alto de uma escada. O homem usava uma furadeira no terraço de sua casa. O policial alegou ter tido a impressão de que Hélio empunhava uma arma.
Foto: Eduardo Naddar / Agência O Dia
PM alegou ter tido impressão que homem empunhava arma | Foto: Eduardo Naddar / Agência O Dia

O inquérito concluído foi encaminhado na última quarta-feira para o Ministério Público pela delegada-titular da 20ª DP (Vila Isabel), Leila Goulart. “Ele teve a intenção de matar, estava no local, numa incursão, visualizou o que poderia ser uma arma, não tinha como distinguir e atirou. Agora, quanto ao erro, por se tratar de uma furadeira, isso cabe ao Ministério Público e ao juiz analisarem”, explica ela.

No início do mês, foi divulgado laudo da reconstituição do crime. Os peritos do Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE) admitem que, “nas circunstâncias em que ocorreu o evento, era possível o policial ter confundido a furadeira de cor escura empunhada com uma arma de fogo”.

Os peritos afirmam que, pela distância de 28 metros do policial para a casa de Hélio, e pela “influência dos raios solares”, seria possível o policial ter percebido apenas uma “silhueta do objeto”. A luz do sol e a distância são apontados, “essencialmente”, como fortes obstáculos “para uma precisa e rápida identificação” do objeto.

UPP no Andaraí traz esperança

‘Viemos para ficar’. Essa foi a frase mais pronunciada ontem, no primeiro dia de funcionamento da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) do Morro do Andaraí, pelo capitão Victor Fernandes de Souza, comandante dos 229 PMs que patrulham a comunidade. Uma das missões do oficial é acabar com a desconfiança dos moradores sobre a permanência da polícia no local.

Entre os moradores, a expectativa por melhorias é grande. Nascido no morro, o artesão Hilton Rodrigues, 65 anos, vive numa casa humilde com a mãe, 93, e quatro netos. Ele cobrou mais oportunidades para a juventude.

Comunidade do Salgueiro receberá 11ª UPP

O Morro do Salgueiro, na Tijuca, foi ocupado na manhã desta sexta-feira pelo Batalhão de Operações Especiais (Bope). A ação tem o objetivo de preparar o local para receber a Unidade de Polícia Pacificadora (UPP), a 11ª instalada na cidade.

Os cerca de 120 homens do Bope, apoiados por 90 policiais do Batalhão de Choque, chegaram ao Salgueiro por volta das 6h e ocuparam os principais acessos do morro. Não houve troca de tiros, mas, no início da incursão, houve queima de fogos, estratégia normalmente usada por traficantes para anunciar a chegada da polícia.

“Tivemos uma incursão pela área de mata, passando pelo Maciço da Tijuca, pelo Morro do Sumaré e também pela Rua General Roca. Estamos no terreno com duas bases montadas e já está havendo uma grande interação com os moradores”, disse o relações públicas da Polícia Militar (PM) do Rio, capitão Ivan Blaz.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, a população local é estimada em 4 mil pessoas. Com a futura UPP, serão beneficiadas 29 comunidades e cerca de 155 mil pessoas, além dos moradores do entorno.

Um comentário:

  1. Sou a mâe dos garotos de Saquarema (Chacina/Andarai/2005)e venho por meio deste, clamar por justiça... meus garotos foram assassinados, com extrema barbárie e até hoje os criminosos estão soltos!SOS!!!

    ResponderExcluir

Caro companheiro(a),Este espaço é democrático e com o intuito de ajudar a cada uma de seus participantes,sobre informação e conhecimento.Por isso devemos respeitar a opinião de cada um aqui postada.