quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Secretário de Segurança diz que sabe onde 'Nem' está escondido

Rio - O secretário de Segurança Pública do Rio, José Mariano Beltrame, disse nesta quarta-feira, que sabe o local onde o chefe do tráfico da Rocinha, Antônio Bonfim Lopes, o Nem, está escondido. "Sei onde está o Nem, e sei até o que tem dentro da casa dele. Não tenho medo de traficante. Mas não posso arriscar a vida dos moradores. Para eu ir buscar essa pessoa a sociedade está disposta a pagar o custo de algumas vidas? Eu tenho que pensar nisso, porque eu sou um administrador público. Quando decidir entrar lá, eu vou entrar e buscar porque se tiver que fazer guerra, vou fazer uma vez só", disse Beltrame, em entrevista à revista Época.
Foto: Ernesto Carriço / Agência O Dia
Secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, diz que sabe até o que tem dentro da casa de 'Nem' da Rocinha | Foto: Ernesto carriço / Agência O Dia

Os dez traficantes envolvidos no intenso confronto ainda não foram transferidos para o presídio federal de Rondônia e continuam no complexo de Bangu, na Zona Oeste do Rio. Três razões ainda impedem os presos de serem transferidos: a Justiça Federal ainda analisa o pedido do Governo do Estado; a negociação com a Força Aérea e com a Polícia Federal, responsáveis pelo translado dos presos em um avião fretado, ainda está em andamento e um dos presos continua internado e não recebeu alta.

São Conrado, um território de guerra

Na tarde desta segunda-feira policiais da 15ª DP (Gávea) estiveram no Hotel para pedir imagens do circuito interno de TV. O vídeo será usado para tentar identificar cerca de 60 traficantes que participaram do confronto do último sábado. Imagens de condomínios próximos ao local dos confrontos também terão as imagens solicitadas.

A manhã de sábado foi de terror para moradores e turistas em São Conrado. Uma mulher morreu e sete pessoas ficaram feridas - entre elas, quatro policiais militares - depois de um intenso tiroteio nas ruas do bairro, nas proximidades da Favela da Rocinha.

>>> GALERIA DE FOTOS: Tiros e pânico em São Conrado

A troca de tiros teve início por volta das 8h após o encontro de traficantes, que retornavam à Rocinha, com uma guarnição da Polícia Militar do 23º Batalhão (Lablon) - os bandidos voltavam de um baile funk. Houve intenso tiroteio e na fuga Adriana Duarte de Oliveira dos Santos, que fazia parte do bando, foi baleada e morreu - os criminosos obrigaram o motorista de um táxi a levar o corpo e jogar na calçada de um condomínio.

Em tentativa desesperada para escapar dos PMs, os bandidos armados com fuzis, pistolas e granadas, invadiram o Hotel Intercontinental, nas proximidades da favela, e fizeram 35 reféns, entre funcionários e hóspedes, na cozinha do estabelecimento.


Um grande esquema de segurança, com o apoio de helicópteros, foi armado pela polícia em volta do prédio. Depois de pouco mais de uma hora de negociação com policiais do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), o grupo foi libertado - os traficantes se entregaram e foram presos.

De acordo com a polícia, com o bando foram apreendidos oito fuzis, cinco pistolas, muita munição, três granadas e rádios de comunicação. A situação ficou tensa no bairro, com ruas interditadas e moradores com medo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro companheiro(a),Este espaço é democrático e com o intuito de ajudar a cada uma de seus participantes,sobre informação e conhecimento.Por isso devemos respeitar a opinião de cada um aqui postada.