domingo, 18 de abril de 2010

Choque de tecnologia da PM: detalhes de cada projeto

A Secretaria Estadual de Segurança prepara um pacote tecnológico para as polícias Civil e Militar. Confira as informações dos oito projetos.
Identificação de placas feita por 
câmera colocada no canto da pista / Foto: Divulgação IDENTIFICADOR DE PLACAS: câmera que lê os dados das placas dos veículos e envia para um computador. Imediatamente, aparecem na tela os dados que identificam o carro, caminhão ou moto. Mostra se é roubado ou está com a documentação atrasada.


Centro de Comando e 
Controle receberá 177 novas câmeras / Foto: Fernando TorresCÂMERAS NOVAS: 177 novas câmeras de monitoramento. Serão adicionadas às 264 já existentes. O sistema passará a ter 441 câmeras. Distribuição por área: 3º BPM (Méier) - 14 / 6º BPM (Tijuca) - 12 / 9º BPM (Rocha Miranda) - 26 / UPP Jardim Batam - 11 / 16º BPM (Olaria) - 29 / 22º BPM (Maré) - 33 / UPP Morro Santa Marta - 7 / 2º BPM (Botafogo) - 3 / Avenida Brasil - 19 / UPP Cidade de Deus - 13 / 14º BPM (Bangu) - 10.


Antenas mostrarão onde 
aconteceu o tiro / Foto: DivulgaçãoDETECTOR DE TIRO: instalação de um sistema capaz de detectar qualquer disparo de arma de fogo. Antenas colocadas no alto dos prédios enviam mensagem ao computador das viaturas da PM, com o local exato do tiro.




Terminal gráfico de bordo, com mapa criminal do ISP / 
Foto: DivulgaçãoTERMINAIS GRÁFICOS: dois mil computadores de bordo, com monitores de toque, que ficarão nos carros da PM. Conhecidos como terminais gráficos de bordo, eles possibilitam acesso a mapas com a mancha criminal da área.


SIMULADOR DE TIRO: sala com três telões colocados nas paredes, rodando imagens de ambientes reais de enfrentamento. Usado para o treinamento dos policiais.

Avião faz imagens de áreas conflagradas / Foto: DivulgaçãoAVIÃO COM CÂMERA: veículo aére não-tripulado (Vant) para fazer imagens por cima das áreas de interesse e planejar operações. Haverá escolha entre dois modelos: o Carcará, da Santos Lab, empresa nacional; e o Puma AE, da Aerovironment, dos Estados Unidos.


CENTRO INTEGRADO DE COMANDO E CONTROLE: prédio, na Rua Benedito Hipólito, Praça Onze. Terá sala de gestão de crises, além de atendimento e planejamento de operações de oito instituições: Polícia Militar, Samu, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Guarda Municipal, Cet-Rio e Defesa Civil Municipal.
VIDEOCONFERÊNCIA: serão criados 14 pontos de videoconferência, facilitando as reuniões e o planejamento de ações. O sistema permitirá a conexão de 96 pessoas.

Terminais gráficos: manchas criminais no painel dos carros da PM

Terminais ajudarão a agilizar o 
atendimento e dinamizar o policiamento / Foto: Divulgação


Duas mil viaturas da PM receberão computadores de bordo, os terminais gráficos. Com orçamento previsto de R$ 6,9 milhões, os monitores serão conectados à internet e funcionarão sem teclado, ou seja, com toques na tela. Ao contrário das atuais, que só recebem e transmitem números e letras, as novas máquinas vão enviar fotos e visualizar os mapas com as manchas criminais do Instituto de Segurança Pública (ISP), que mostram, em tempo real, a área com maior número de crimes.

— Quanto mais informações conseguirmos transferir para o policial, melhor será a prestação do serviço de segurança — afirmou o subsecretário de Modernização Tecnológica, Edval Novaes.

De acordo com o coordenador do projeto, coronel Cláudio de Almeida Neto, a meta é fazer um pré-registro de ocorrência na rua.

— Pretendemos instalar leitores biométricos, com os quais será possível analisar a ficha de uma pessoa detida ou presa apenas com a sua impressão digital — disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro companheiro(a),Este espaço é democrático e com o intuito de ajudar a cada uma de seus participantes,sobre informação e conhecimento.Por isso devemos respeitar a opinião de cada um aqui postada.